A NOSSA HISTÓRIA
4 gerações de atividade … e centenas de Empreitadas no âmbito da Conservação e Restauro do Património Construído Protegido, Construção, Remodelação, Beneficiação e Reparação de Edifícios, das quais se destacam algumas presentes neste site…
Um Passado…
Fundadores
A história da empresa Vestígios & Lugares – Construções, Lda (“AS P&R”) tem origem na história de vida do Senhor António Serra. Nascido numa aldeia do concelho de Abrantes, cedo começou a trabalhar neste sector, ao qual estaria ligado durante cerca de sete décadas.
António Serra trilhou o caminho iniciado pelo seu sogro, António Alves da Silva, também ele um homem da construção, que após uns anos de trabalho em nome individual, foi co-fundador, nos anos 20, da sociedade Construtora Abrantina, na qual esteve presente até ao início da década de 50, altura em que deixou a vida activa enquanto empresário.
Seria António Alves da Silva o propulsor, no fim da década de 40, do início de actividade de António Serra, após este ter estudado na escola Machado Castro em Lisboa e ter trabalhado alguns anos na Construtora Abrantina.
Através de atividade em nome individual e de sociedades criadas para o efeito, individualmente ou com sócios, dos quais não podemos deixar de citar o Sr. Anselmo Costa (Construções Anselmo Costa) , António Serra desenvolveu atividades na área da construção (e em algumas áreas próximas, sobretudo na serração e carpintaria mecânica) durante cerca de setenta anos.
Foi ainda projectista de algumas dezenas de edifícios durante os anos 50 do século passado.
Existe um segmento que marca a actividade transversalmente ao longo de décadas de atividade: “A Conservação e Reabilitação de Edifícios Históricos e Monumentos Nacionais”. Não sendo a área de maior volume de faturação, será com certeza, a área que maior prestígio trouxe à empresa, contribuindo para proporcionar trabalhos nas mais diversas áreas. São milhares as intervenções executadas em todo o país.
A qualidade reside no cuidado dos pormenores!
Se não cuidarmos e protegermos o que nos é confiado, alguém o fará por nós!
O presente será o passado do futuro!
“António Serra”
… Que Conduziu Ao Presente …
Como consequência, detemos hoje um enorme prestígio, não só devido às inúmeras obras realizadas, contempladas desde os primórdios da sua história, com maior incidência na região sul do País, como também pela irrepreensível qualidade e profissionalismo que dedicamos a todas elas. Ao todo, falamos de 4 gerações ligadas ao sector da construção, que totalizam cerca de um século de actividade.
A Vestígios & Lugares – Construções, Lda, é uma empresa que actua nas diversas áreas da construção, enquanto empreiteiro geral, gestor de projectos e operações na área da construção.
É utilizada a marca “António Serra Património & Reabilitação”, abreviadamente“AS”, por desejo expresso do senhor António Serra, deixando em aberto a utilização de marcas próprias em mercados alvo específicos.
Na AS, procuramos inovar ao nível do relacionamento humano, criando laços de proximidade nas relações com clientes, fornecedores e colaboradores, sendo essa uma das nossas características essenciais.
… E Continua A Inspirar Para O Futuro …
Sendo o nosso sector de atividade um sector reconhecidamente instável, na medida em que funciona de uma forma cíclica, e sendo o mercado nacional especialmente volátil, pensamos hoje o futuro, preparando a permeabilidade a novas realidades, através de uma forte capacidade de ajuste a novos mercados e à prestação de serviços por via de transferência de Know-how, como valência essencial para alavancar negócios em ciclos mais longos e estáveis.
Para isso, iniciámos parcerias com outras sociedades no segmento imobiliário, na área de projeto e na área de sistemas sustentáveis de construção, permanecendo e mostrando-nos permeáveis a novas oportunidades.
Também a internacionalização, é já um exemplo dessa capacidade de adaptação e estratégia, tornando a empresa mais sustentável em ciclos económicos negativos.
Na AS, o processo de internacionalização, pretende dar escala e expansão à marca, numa lógica de proximidade geográfica ou linguística, daí que a abertura a novos mercados seja especialmente direcionada, nesta fase, para os PLP (Países de Língua Oficial Portuguesa) ou para a CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental).
Consideramos, que o conhecimento do sector, a capacidade de execução, a flexibilidade na contratualização de parcerias, serão fundamentais para continuar a trilhar o nosso caminho, honrando assim 4 gerações ligadas ao sector da construção e cerca de um século de atividade.